sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Você Sabia?
Quem foi o Cirineu que ajudou a Jesus a carregar a Cruz?



" E requisitaram um certo Simão Cirineu, pai de Alexandre e Rufo, que passava por ali vindo do campo, para que caregasse a cruz. Era o pai de Alexandre e Rufo." (Marcos 15,21) Bíblia de Jerusalém.
Esta é a informação que temos. Mas quem é este Simão? Nada encontramos escrito. Os romancistas de personagens bíblicas, criam muitas histórias a partir do texto, e de suposições que eles acreditam.

Sabemos que ele foi obrigado a carregar a cruz de Jesus, a caminho do Calvário pelas ruas sinuosas da Jerusalém. Trajeto este nos dias de hoje chamada Via dolorosa. Uma verdade é que o seu gesto de bondade e acatamento (mesmo que foi obrigado) deixou seu nome registrado na história de Jesus e permanece até os dias de hoje.
Simão era um dos membros da colônia judaica que estava no norte da África, Para este local Ptolomeu Lagi, transferiu um grande número de Judeus. Por isto o cognome de Cirene. Este não era o sobrenome de Simão, mas uma denominação que indicava o lugar de seu nascimento, uma colônia na Líbia, atual de Tunísia. Portanto podemos dizer que ele era um Judeu africano. Os judeus oriundos da África eram influentes e numerosos pelo fato de manterem uma sinagoga em Jerusalém
(Atos dos Apóstolos 6,9).

Você sabia?
Quem foi Cláudia Prócula?


Na Bíblia, a única referência à esposa de Pilatos se encontra em Mateus 27:19, em que ela manda uma mensagem a seu marido pedindo a ele que não condene Jesus Cristo à morte, dizendo:
«Não te envolvas no caso desse justo, porque muito
sofri, hoje, em sonhos, por causa dele.» (Mateus 27:19)

As tradições cristãs geralmente a identificam como Santa Prócula ou Santa Cláudia. Em sua "Homilia sobre Mateus", do século II, Orígenes sugere que ela teria se tornado cristã ou, pelo enviado a ela por Mateus para que ela se tornasse uma. Esta interpretação foi compartilhada por diversos teólogos da Antiguidade e da Idade Média. Os adversários da tese defendem que o sonho teria sido enviado por Satã numa tentativa de atrapalhar a salvação que resultaria da morte de Cristo.

A esposa de Pôncio Pilatos é também mencionada no apócrifo do Novo Testamento "Atos de Pilatos" (também conhecido como "Evangelho de Nicodemos", escrito provavelmente em meados do século IV), que nos apresenta uma versão mais elaborada do sonho do que a do Evangelho de Mateus. O nome Prócula deriva de versões traduzidas deste texto. Já a crônica de Pseudo-Dexter (1619) é o primeiro texto conhecido onde ela é chamada de Cláudia.

Uma carta, supostamente escrita em latim pela esposa de Pilatos de "uma pequena cidade montanhosa na Gália" muitos anos após Pilatos ter deixado Jerusalém, foi publicada em inglês pela Pictorial Review Magazine em 1929[8]. Ela afirma que a esposa de Pilatos procurou com sucesso a ajuda de Jesus para curar o pé aleijado de seu filho Pilo

Você Sabia?

Quem foi Anás?


Anás foi um sumo sacerdote cujo nome é mencionado no Novo Testamento. Ele era filho de Sete e foi o sogro de Caifás, o sumo sacerdote responsável pelo julgamento de Jesus.
Anás ocupou o posto de sumo sacerdote por cerca de nove anos. Ele foi nomeado em aproximadamente 6 d.C. por Quirino, e foi deposto em 15 d.C., por Valério Grato. Durante e depois desse período, Anás foi uma figura extremamente influente na Judeia.
Embora Caifás fosse o sumo sacerdote oficial, Anás ainda era visto pelos judeus como sumo sacerdote legitimo. Ele só não era mais encarregado pelas atividades especiais do Dia da Expiação. A influência de Anás fica evidente diante do fato de que cinco de seus filhos foram sumo sacerdotes, além de seu genro Caifás.

Anás é mencionado na Bíblia quatro vezes (Lucas 3:2; João 18:13,24; Atos 4:6). A primeira delas acontece em um tipo de informação cronológica apresentada por Lucas ao introduzir a narrativa sobre o início do ministério do profeta João Batista (Lucas 3:2).
Essa referência a ele é bastante interessante. Lucas diz que no ano quinze do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos já governava a Judeia, Anás e Caifás eram sumo sacerdotes. Nessa época Herodes Antipas era o tetrarca da Galileia, e Filipe o tetrarca da Itureia. Ambos eram filhos do rei Herodes, o grande.
Porém, esse contexto registrado por Lucas aconteceu em algum momento após o ano de 26 d.C., quando Pilatos assumiu a liderança da Judeia. Mas como já foi dito, Anás foi deposto em 15 d.C., ou seja, ele já não ocupava mais o cargo de sumo sacerdote há pelo menos 11 anos. Além disso, sabemos que havia somente um sumo sacerdote por vez entre os judeus.
Mas essa referência do evangelista Lucas não se trata de uma contradição ou erro histórico. O mesmo Lucas insiste em identificar Anás como sumo sacerdote tempo depois, quando o apóstolo Pedro e o apóstolo João foram presos e levados perante o Sinédrio no princípio da Igreja Primitiva (Atos 4:5).

Lucas menciona Anás como sumo sacerdote, por relatar a situação real da religião judaica do primeiro século. Anás havia sido deposto pelos romanos em 15 d.C., mas os judeus consideravam o sumo sacerdócio um ofício vitalício.
Quando Jesus foi preso, Ele foi conduzido diante a Anás. O influente Anás conduziu um tipo de audiência preliminar antes do julgamento oficial presidido por Caifás. Esse episódio mostra o poder e o prestígio que Anás ainda desfrutava naquele tempo.
Por isso muitos estudiosos acreditam que na vida prática da religião judaica daqueles dias, talvez sua autoridade superasse a de Caifás, o sumo sacerdote oficial. Seja como for, depois de interrogar Jesus, Anás o enviou a Caifás para que fosse interrogado oficialmente no Sinédrio. O Sinédrio acabou por condenar Jesus sob uma falsa acusação, culminando em sua crucificação. Saiba mais sobre tudo o que aconteceu durante a crucificação de Jesus.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019


Você Sabia?

Quem foi João Evangelista?


São João Evangelista ou Apóstolo João , foi um dos doze apóstolos de Jesus e além do Evangelho segundo João, também escreveu as três epístolas de João (12, e 3) e o livro do Apocalipse. Há que se destacar aqui a existência de uma controvérsia sobre o verdadeiro autor do Apocalipse, mas uma tradição representada por São Justino e amplamente difundida no século II Ireneu de LyonClemente de AlexandriaTertuliano, o Cânone Muratori, identifica o autor como sendo o apostolo João, o autor do quarto evangelho. Mas até o século V as igrejas da SíriaCapadócia e mesmo da Palestina não pareciam ter incluído o apocalipse no cânon das escrituras, prova de que não o consideraram como obra do apostolo. Apresenta inegável parentesco com os escritos joaninos, mas também se distingue claramente deles por sua linguagem, seu estilo e por seus pontos de vista teológicos (referentes, sobretudo à parúsia de Cristo), comentário de introdução ao apocalipse na Bíblia de Jerusalém.

João seria o mais novo dos 12 discípulos, tinha provavelmente cerca de vinte e quatro anos de idade à altura do São João chamado por Jesus. Consta que seria solteiro e vivia com os seus pais em Betsaida. Era pescador de profissão, consertava as redes de pesca. Trabalhava junto com seu irmão Tiago Maior, e em provável sociedade com André e Pedro.

As heranças deixadas nos escritos de João, demonstram uma personalidade extraordinária. De acordo com as descrições ele seria imaginativo nas suas comparações, pensativo e introspectivo nas suas dissertações e pouco falador como discípulo. É notório o seu amadurecimento na fé através da evolução da sua escrita.
Foi manifesta nos livros da Bíblia a admiração de João por Jesus. Jesus chamou-lhe o Filho do Trovão e posteriormente ele foi considerado o “Discípulo Amado”. Também ele e seu irmão, Tiago, pedem para ficar um ao lado direito, outro ao lado esquerdo de Jesus quando estiverem no céu, além de serem batizados no mesmo batismo de Jesus, tendo por isso sido levemente repreendidos por Jesus e causado certa inveja entre os demais apóstolos.
Segundo os registros do Novo testamento, João foi o apóstolo que seguiu com Jesus, na noite em que foi preso e foi corajoso ao ponto de acompanhar o seu Mestre até à morte na cruz.

A História conta que João esteve presente, e ao alcance de Jesus, até a última hora , e foi-lhe entregue a missão de tomar conta de Maria, a mãe de Jesus. A Bíblia indica que Jesus não era filho único de Maria(Mateus 13:55;Marcos 6:3) (vide irmãos de Jesus), porém seria o mais velho e, por isso, teria a responsabilidade de cuidar de sua mãe após a morte de José..No Evangelho Segundo São Mateus está escrito: "Nisso aproximou-se a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e prostrou-se diante de Jesus para lhe fazer uma súplica" (Mt 20,20), fica claro que a mãe biológica de João não é Maria, mãe de Jesus, mas outra pessoa, pois, então, o evangelista não escreveria "a mãe dos filhos de Zebedeu", e sim algo como "sua mãe". Assim, a frase de Jesus significa que o cuidado e sustento de Maria ficaria a cargo de João a partir daquele momento.

Para a Igreja CatólicaCristo não tinha irmãos carnais, justificando o argumento na premissa de que, no aramaico, antigo idioma utilizado por Jesus, as palavras que designavam irmãos eram utilizadas indistintamente para primos e outros parentes. Jesus falava ao menos aramaico e hebraico, mas os evangelhos foram escritos em grego, idioma em que há maior número de palavras para designar graus de parentesco, o que, segundo alguns autores, pode ter gerado confusão, no momento da tradução, O fato de, à época, a Terra Santa já ter sido dominada pelo império grego, e estar sob dominação romana (cuja cultura assimilara muito da cultura helenística), torna improvável que o uso da expressão "irmãos" decorra de erro. Além disso, o fato de o Novo Testamento haver sido escrito em grego koiné, lingua franca do império romano, faz com que a hipótese mais plausível seja a de que estes são filhos de José e Maria, mais novos que Jesus. Os Ortodoxos creem que os "irmãos" de Jesus seriam filhos de José' de possível primeiro casamento, antes de ir viver com Maria. Não há referência bíblica que corrobore a hipótese de que José tenha sido casado anteriormente.
Mais tarde João esteve fortemente ligado a Pedro nas atividades iniciais do movimento cristão, tornando-se um dos principais sustentáculos da Igreja de Jerusalém. Foi o principal apoio de Pedro, no Dia de Pentecostes. É tradição constante e ininterrupta que pregou na Ásia Menor, especialmente em Éfeso, onde teria encerrado o ministério com morte em idade muito avançada.
Em Patmos, ilha no leste do Mar Egeu, local onde fez o seu exílio, João escreveu o Livro da Revelação do Apocalipse. Acredita-se que este Livro da Revelação contém os fragmentos que sobreviveram de uma grande revelação, da qual se perderam grandes partes e outras partes foram retiradas, depois que João o escrevera. Apenas uma parte fragmentada foi preservada. Por outro lado, alguns teólogos e exegetas afirmam que o caráter fragmentário deste livro resulta de outros dois livros de Apocalipse que foram unidos, resultando no que conhecemos hoje, sendo que um deles já estaria escrito desde o tempo de Nero. João viajou muito, trabalhou incessantemente e, depois de tornar-se dirigente das igrejas da Ásia, estabeleceu-se em Éfeso. Orientou o seu colaborador, Natan, na redação do chamado “evangelho segundo João”, em Éfeso, aproximadamente no ano 90 D.C. .
De todos os doze apóstolos, João, o Apóstolo Amado e filho de Zebedeu, tornou-se o mais destacado teólogo, tendo morrido de morte natural, em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94 anos. Segundo bispo Polícrates de Éfeso em 190 (atestada por Eusébio de Cesareia na sua História Eclesiástica, 5, 24), o Apóstolo "dormiu" (faleceu) em Éfeso. Contudo, conta-se que a tumba estava vazia quando foi aberta por Constantino para edificar-lhe uma igreja.
Segundo algumas interpretações João era o apóstolo que Jesus mais amava, e que tinham um enorme afeto um pelo outro.
Controvérsias são suscitadas baseadas nos próprios textos bíblicos que afirmam que este discípulo não passou pela morte, segundo a interpretação de alguns. Com efeito é possível ler: Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu Reino. (Mateus 16,28)
De outra parte está também escrito nos Evangelhos: Então, Pedro, voltando-se, viu que também o ia seguindo o discípulo a quem Jesus amava, o qual na ceia se reclinara sobre o peito de Jesus e perguntara: "Senhor, quem é o traidor?" Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus: "E quanto a este?" Respondeu-lhe Jesus: "Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me." Então, se tornou corrente entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não morreria. Ora, "Jesus não dissera que tal discípulo não morreria", mas: "Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?" (João 21,18-25)
Interpretações teológicas, contudo, resolvem essa dificuldade bíblica como Jesus afirmando que ele deveria permanecer vivo até a Revelação final do cânon bíblico, o Apocalipse. A partir daí, sua morte ocorrería naturalmente, no tempo devido.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Você sabia?

Quem foi Santa Verônica?


Segundo a Tradição e vários testemunhos históricos, Santa Verônica teria levado o véu com a Sagrada Face de Jesus para a Europa. Ele foi encontrado no ano 525 na cidade de Edessa. De alguma maneira, mais tarde, ele chegou a Roma e, alguns séculos mais tarde, ficava exposto na Basílica de São Pedro para veneração dos fiéis. Século depois, foi levado para a Igreja do “Volto Santo” ou seja, da Sagrada face, na cidade de Manoppello, que fica a 190 km de Roma, onde, até hoje, é venerada pelos fiéis.

Desde os primórdios do cristianismo a Igreja acolheu a Tradição (com “T” maiúsculo) sobre Santa Verônica. Tanto, que o episódio do enxugamento da Sagrada Face de Jesus, realizado por ela, passou a ser a Sexta Estação da Via Sacra, que é rezada pelos cristãos há séculos. É a Tradição Oral incorporada à vida da igreja e dos fiéis.



O nome “Verônica” tem origem latina e deriva de uma expressão: “vera ícone”, que significa imagem verdadeira. O nome é referência à imagem do rosto de Cristo que ficou impresso no véu com o qual Santa Verônica teria enxugado o rosto do Mestre todo ensanguentado. Tradições cristãs antiquíssimas a colocam entre as mulheres de Jerusalém às quais Jesus dirigiu um lamento quando caminhava para o Calvário (Lc 23, 27-31). Para alguns estudiosos, Verônica pode ter sido a mulher que sofrera 12 anos de uma hemorragia e que fora curada por Jesus (Lc 8, 41-48).
A irmã Maria de São Pedro, da Ordem das Carmelitas, teve visões de Santa Verônica por volta de 1844, na cidade de Tours, França.  Ela viu Santa Verônica limpando a Face de Cristo a caminho da crucificação. Foi revelado a ela que todo o sangue, sujeira, escarros e hematomas na Face de Cristo representam os pecados da humanidade, as blasfêmias dirigidas a Nosso Senhor e o ódio contra o amor.
Nas visões, Nosso Senhor Jesus Cristo pediu à irmã Maria de São Pedro que propagasse a devoção à Sagrada Face como forma de reparação dos pecados, de tal forma que, os devotos da Sagrada Face fazem como Santa Verônica: limpam a sujeira e a dor de Nosso Senhor. Por isso, a devoção à Sagrada Face de Jesus foi instituída oficialmente pelo Papa Leão XIII, no ano 1885. A partir de então, Santa Verônica passou a ser comemorada na terça-feira que antecede a Quarta-Feira de Cinzas. Este é o mesmo dia da comemoração da Sagrada Face. 

Na cidade de Manoppello, a 190 km de Roma, Itália, um quadro medindo 17,5 x 24 cm abriga a Sagrada Face de Cristo desde 1638. A relíquia fica numa igreja dos Capuchinhos, chamada Santuário da Sagrada Face de Cristo.  Alguns estudiosos acreditam que esta relíquia pode ser, sim, o véu de Santa Verônica, porque ele contém vários mistérios. O primeiro deles é que o tecido é feito de bisso marítimo, um fio finíssimo, como o de seda, gerado por um molusco abundante no mar mediterrâneo. O tecido formado pela trama deste fio é muito resistente, transparente e não pode ser pintado, isto é, nenhuma tinta adere a ele. Entretanto, a Face de Cristo está lá, visível, sem ter sido pintada. Até hoje não se sabe como isso acontece. Análises laboratoriais revelam não haver tinta alguma sobre o tecido. Além disso, a Face de Cristo de Manoppello pode ser sobreposta à Face do Santo Sudário de Turim, pois tem proporções idênticas, refletem a mesma face, inclusive com os mesmos hematomas e manchas de sangue. A única diferença entre os dois é que o de Turim apresenta Jesus morto, e este, o Cristo vivo. Numerosos relatos sobre a passagem desde mesmo véu por vários lugares e séculos diferentes fornecem um testemunho histórico seguro desde os tempos de Cristo.

Oração a Santa Verônica

“Ó Santa Verônica que guardastes a Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele que, quando limpastes o rosto com teu véu, não tinha aparência nem beleza para atrair o nosso olhar, nem simpatia para que pudéssemos apreciá-lo, desprezado, era escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; era amaldiçoado e não fazíamos caso dele. Intercedei por nós a graça de enxergarmos Jesus em cada face de nossos irmãos. Ó Deus, por intercessão de Santa Verônica, despertai vosso poder e venha logo nos trazer a salvação! Convertei-nos; ó Senhor Deus do universo, e sobre nós iluminai a Vossa Face. Se voltardes para nós, seremos salvos! 
Amém.”

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019


Histórico do Grupo FéComArt

A Companhia de Arte Cristã – Grupo FéComArt foi fundada em 2010 na Região Oeste de Belo Horizonte. Tudo começou com um convite muito especial feito por uma religiosa do Movimento Apostólico de Schoenstatt. O Movimento precisava de um ator para interpretar o seu fundador: Padre José Kentenich no Congresso Nacional da Família de Schoenstatt em Atibaia São Paulo. Foi quando a religiosa Irmã M. Doralice fez um convite ao Igor Souza Fundador e atual Coordenador da Companhia de Arte Cristã. Igor atendeu prontamente ao chamado de Deus, ele é formado em Artes Dramáticas pelo Núcleo de Estudos Teatrais e em Promoção Cultural na PUC – MG. “Sempre fiz teatro ao longo de toda a minha vida, fiz teatro na escola e no meu grupo de coroinha. Participei de um grupo de teatro na minha antiga paróquia e também nos meus grupos de jovens e de crisma. Para mim, fazer teatro religioso é a forma de agradecer a Deus por tudo que ele me concede em minha profissão e também de colocar a serviço Dele os dons que Ele me deu.”

Em Outubro de 2010 Igor Souza viajou para o Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt em Atibaia São Paulo e encenou um monólogo contando a Vida de Padre José Kentenich fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Nesta ocasião Igor conheceu a Juventude Masculina de Schoenstatt e através dela entrou para o Movimento. Logo a  Juventude de Schoenstatt em parceria com o então pároco da Paróquia Santa Maria Estrela da Manhã Padre Leandro Rosa se organizou como Projeto Juventude Tabor e começou a trilhar sua estrada na Evangelização através da arte. Desde o inicio de sua caminhada o Grupo FéComArt recebeu inúmeros convites participando de eventos importantes como o Congresso Nacional Família de Schoenstatt, o 5ª  Fórum Nacional da Juventude Masculina de Schoenstatt  e a 23ª edição da Semana da Juventude no Bairro Salgado Filho. Realizando neste período esquetes sobre temas ligados a juventude, além de trabalhos hagiográficos e peças históricas.

Em 2012 atendendo o chamado do Padre Leandro o grupo aceitou montar pela primeira vez a Encenação da Sexta-Feira da Paixão. E a levar para a Paróquia Santa Maria Estrela da Manhã a 1ª Semana da Juventude. O Grupo de Oração e a Juventude de Schoenstatt uniram suas forças e passaram a fazer belíssimas encenações na paróquia. Neste período o Grupo pode amadurecer o seu ideal de levar o Evangelho através da arte. Realizando encenações como: “A Padroeira do Brasil” – A Historia de Nossa Senhora Aparecida, “O Milagre de Lanciano”, “Como Ser Pai Hoje?”, “Pai Nosso”, “Via-Sacra da Juventude” e o “Auto de Natal”.


Em 2013 com o apoio do Padre Marcelo, do Conselho Pastoral Paroquial, da Comunidade Paroquial e dos Moradores da região o grupo decidiu se organizar como Grupo FéComArt – Companhia de Arte Cristã criando assim estatuto próprio e traçando os novos objetivos do grupo. Assim o grupo se abriu para pessoas de todas as idades e foi criado com o ideal de Evangelizar através da Arte contando a vida dos Santos, os Quadros da Via-Sacra e as cenas bíblicas da Vida, Paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em 2014 o Grupo alçou novos vôos apresentando pela 1ª vez em um palco com belíssima estrutura cenográfica e aparatos de som e iluminação profissionais no ginásio da Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros. Sempre aceitando novos desafios o Grupo realizou em forma de Minissérie a 1ª Via Sacra da Juventude na Matriz da Paróquia Santa Maria Estrela da Manhã do Bairro Estrela Dalva e na Comunidade Bom Jesus do Bairro Palmeiras, peça que se propõem a fazer uma reflexão atualizada da morte de Jesus. Também neste ano o grupo em Parceria com a Prefeitura Municipal de Ibirité Encenou no Anfiteatro Municipal a peça “A Paixão de Cristo”. O Grupo aceitou ainda o convite da Pastoral Arquidiocesana da Cultura. E realizou na Catedral de Belo Horizonte (Hoje Santuário Basílica de Nossa Senhora da Boa Viagem) a Encenação “O Apóstolo da Eucaristia” – A Vida e Obra de São Pedro Julião Eymard Fundador da Sociedade Sacramentina. A encenação obteve tamanha repercussão que o Grupo foi convidado para encenar a peça no Concílio da Sociedade Sacramentina onde foi escolhido o novo Provincial da Sociedade. A filmagem desta peça foi exibida na Assembléia dos Leigos da Adoração Perpétua da Sociedade Sacramentina que a transmitiu para diversos países. Ainda em 2014 o Grupo  teve a honra de ser convidado pelo Padre Nereu para representar a peça “Natal de Esquina”. Peça de Grande sucesso escrita pelo Padre Nereu de Castro Teixeira na década de 70, a peça vez tanto sucesso que foi apresentada em vários países sendo traduzida em mais de 10 línguas diferentes, o Grupo FéComArt apresentou em parceria com o Coral SETEP com regência do Padre Nereu no Anfiteatro Municipal de Ibirité e também no Santuário Arquidiocesano da Adoração Perpétua - Paróquia da Nossa Senhora da Boa Viagem. O Grupo participou também do Dia Nacional da Juventude e realizou a peça Via-Sacra da Juventude no evento que aconteceu na Escola Municipal Salgado Filho e contou com a presença de 500 jovens.



Em 2015 o Grupo FéComArt levou a Peça Via-Sacra da Juventude para um maior patamar e a Via-Sacra da Juventude  foi a nível Forâneo, o evento que contou com a Encenação dos últimos passos da Vida de Jesus em uma caminhada com inicio na Paróquia São Jorge no Jardim América, passando pela Vila Ventosa e com encerramento na Capela Nossa Senhora Aparecida da Paróquia Sagrada Família no Bairro Havaí. O evento contou com cerca de 400 jovens e teve o apoio da BH Trans, da Prefeitura de Belo Horizonte e dos Coordenadores da Forania São João Batista. O sucesso da Via-Sacra fez com que o evento entrasse para o Calendário Oficial da Forania São João Batista. Também em 2015 o Grupo FéComArt Encenou a tradicional peça “A Paixão de Cristo” na Sexta-Paixão, mas desta vez; pela manhã na Paróquia Santa Maria Estrela da Manhã e à noite na Praça da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem no Bairro Funcionários, região central de BH. Além de enriquecer a Programação da Semana Santa na Paróquia Santa Maria Estrela da Manhã, com as Encenações do Domingo de Ramos, da Procissão do Encontro e da Ressurreição. Em 2015 o Grupo FéComArt iniciou seus trabalhos com peças de improviso apresentando na III Virada Cultural de Belo Horizonte no Largo da Catedral da Boa Viagem. Além de apresentar trabalhando com a platéia através de jogos de improviso em jantares beneficentes e eventos religiosos. Ainda em 2015 o Grupo fez a remontagem do Espetáculo “Uma Vida Pela Igreja” – A Vida de Padre José Kentenich marcando a celebração dos 50 anos da Campanha da Mãe Peregrina do Movimento Apostólico de Schoenstatt.



Em 2016 devido ao sucesso da Via-Sacra da Juventude Forânea a Via-Sacra que era organizada na Forania se estendeu a toda a Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança – RENSE. A Via-Sacra RENSE foi feita com a realização do FéComArt e da Forania São João Batista e contou com o Apoio da Arquidiocese de Belo Horizonte, do Centro Marista Juventude – CMJ, do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral, da Região Episcopal N. S. Esperança – RENSE, do Reinaldo Preto Sacolão, do Paulo Lamac e do Setor Arquidiocesano da Juventude – SAJ. A 3ª Via Sacra da Juventude levou para as ruas cerca de 600 jovens em uma bela caminhada meditando as últimas Horas de Jesus sob o olhar da juventude com estampas dos mártires de nosso tempo. Neste ano o grupo fez uma parceria com a Paróquia São Jorge no Jardim América onde realizou a V Edição do Espetáculo da Paixão e Morte de Cristo. Em outubro deste ano o Grupo marcou nova presença no Dia Nacional da Juventude - DNJ que aconteceu no Ginásio Poliesportivo do Colégio Sagrada Família, o Grupo levou a peça: "O Homem que Matou o Rio" de Tarcisio Max provocando o público com a temática ambiental. O Evento contou com a presença de 600 jovens.


Em 2017 o período de apresentações da Semana Santa foi bem intenso o Grupo realizou pela primeira vez a apresentação da Via-Sacra no Santuário Vale da Imaculada conceição no município mineiro de Piedade dos Gerais. A 4ª Via-Sacra da Juventude levou 500 jovens a peregrinarem da Paróquia Santa Clara de Assis no Buritis à Paróquia Santa Maria Estrela da Manhã no Estrela Dalva.  Mais uma vez o Anfiteatro Municipal de Ibirité foi palco da Encenação da Paixão e Morte de Cristo que foi apresentado também na Paróquia São Jorge e na Praça Diadema no Bairro Piratininga em Belo Horizonte.  Em Abril o Grupo realizou a peça: "Sara e Tobias" no Encontro de Solteiros da Rádio Gospa Mira que contou com a presença de 300 pessoas. Neste ano o Grupo realizou a peça: "Pai Nosso Meditado" na Missa da esperança da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança. Em outubro deste ano o Grupo marcou nova presença no Dia Nacional da Juventude - DNJ que aconteceu na Escola Municipal Rita Carmelinda Rocha no Bairro São Joaquim em Contagem – MG. Nesta edição do DNJ o Grupo levou ao evento a comédia "Nada Era como é" peça que trata sobre afetividade e sexualidade abordando o tema com maestria e reverencia o grupo apresentou para 600 pessoas nesta edição do DNJ. A peça foi apresentada também no Encontro de Jovens Renovados em cristo - EJRC na Paróquia Santa Clara do Bairro Buritis.


Em 2018 a 5ª edição da Via-Sacra da Juventude levou a Paróquia São Sebastião no Betânia cerca de 600 jovens que peregrinaram no jardim do Comunidade Missionária de Vila Régia. A paixão de Cristo por sua vez foi apresentada na Paróquia Santa Maria Estrela da Manhã no Bairro Estrela Dalva, na Paróquia São Jorge no Bairro Jardim América e na Paróquia São Judas Tadeu no Bairro Palmeiras. Ao longo do ano o grupo desenvolveu trabalhos em suas diversas linhas de atuação usando a arte como forma de educar e encantar. Em Abril o Grupo apresentou uma Intervenção sobre a Dengue na SIPAT da Empresa Multitécnica em Sete Lagoas - MG, em Junho Realizou a peça: "A História do Batista" na Comunidade do Bairro Cidade Verde em Betim. Em Agosto o grupo montou a peça "Aprendiz de Feiticeiro" de Maria Clara Machado para as crianças do bairro Palmeiras. Em  Setembro a Peça: "Nada Era Como é" voltou a fazer parte da programação do EJRC - Encontro de Jovens Renovados em Cristo da Paróquia Santa Clara de Assis do Bairro Buritis. O Grupo fechou o ano com trabalhos hagiográficos realizando a peça: "A Santa das Rosas" - A Vida de Santa Terezinha do Menino Jesus e a peça: " OMártir de Edessa" - A Vida de São Judas Tadeu.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019


Calendário de Apresentações FéComArt

Apresentação
Data /Evento
Local
“Padre Kentenich”
23/10/2010
Congresso de Outubro
Santuário da Mãe Rainha Atibaia – SP
Coroação
Nossa Senhora
29/05/2011
Festividade Mariana
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Nada Era Como É”
28/07/2011
27ª Semana da Juventude da PSJB – Salgado Filho
Paróquia São João Batista Salgado Filho – BH
“Uma Vida Pela     Igreja” 
Vida de Padre José Kentenich
12/11/2011 – 5º Fórum Nacional da Juventude Masculina de Schoenstatt
Santuário da Mãe Rainha Confins – MG
“Jesus é Deus?”
20/02/2012
Carnaval com Cristo
Centro de Acolhida do Betânia
“A Paixão de Cristo”
06/04/2012
A Paixão de Cristo
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“A Mãe nos Visita”
28/04/2012
Encontro dos Zeladores
Paróquia São João Batista
Salgado Filho – BH
Coroação
Nossa Senhora
27/05/2012 
Festividade Mariana
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“O Milagre de Lanciano”
O maior milagre Eucarístico da História
10/06/2012
Coroação Sagrado Coração
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Juventude Transviada”
23 a 27/07/2012
1ª Semana da Juventude
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Pai Nosso Meditado”
29/03/2012
Encerramento da 
1ª Semana da Juventude
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Juventude Transviada”
04/08/2012
Tarde Jovem – RCC
Escola Estadual 
Carvalho de Brito
Sabará – MG
“Como ser Pai Hoje?”
12/08/2012
Homenagem aos Pais
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“O Santo dos Pobres”
31/08/2012  
Oitava de São Geraldo
Santuário Nacional de
São Geraldo
Curvelo – MG
“O Santo dos Pobres”
13/10/2012
Festa de São Geraldo
Paróquia São Geraldo 
Bairro Teixeiras
Juiz de Fora – MG
“A Padroeira do Brasil”
A História de Nossa Senhora Aparecida
14/10/2012 
Festa de N. S. Aparecida
Paróquia São Geraldo 
Bairro Teixeiras 
Juiz de Fora – MG
“Auto de Natal”
24/12/2012
Missa do Galo
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“A Paixão de Cristo”
29/03/2013 
A Paixão de Cristo
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
Coroação
Nossa Senhora
26/05/2013
Festa da Padroeira
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“O Milagre de Lanciano”
O maior milagre Eucarístico da história
02/06/2013
1ª Missa FéComArt
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Casamento na Roça”
Quadrilha
23/06/2013
Festa Junina
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“A Arte do Perdão”
Sagrado Coração
07/07/2013
Missa FéComArt
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Como ser Pai hoje?”
11/08/2013
Homenagem aos Pais
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Entrevista com a Bíblia”
1º/09/2013
Missa FéComArt
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Nada Era 
Como É”
07 a 11/10/2013
II Semana da Juventude
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“A Padroeira do Brasil”
13/10/2013
Encerramento 
 II Semana da Juventude
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Natal Social”
1º/12/2013
Missa FéComArt
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Auto de Natal”
20/12/2013
Encerramento da 
Novena de Natal
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Encenação da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém”
13/04/2014
Domingo de Ramos
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Encenação da Entrada
Triunfal do Jovem no Mundo das Drogas”
13/04/2014
Domingo de Ramos
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Via-Sacra”
As Últimas Horas de Jesus
14 e 15/04/2014
Semana Santa
Capela Bom Jesus
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
Minissérie
“A Paixão de Cristo”
Vida, Paixão
&
Morte de Cristo
16, 17 e 18/04/2014
Semana Santa
As Últimas Horas de Jesus sob o olhar da Juventude
I Via-Sacra da Juventude
Inicio: Capela Bom Jesus
Encerramento: Paróquia Santa Maria Estrela da Manhã
“A Paixão de Cristo”
18/04/2014
Paixão de Cristo
P. S. M. E. M.
Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros
“A Ressurreição”
05/04/2014
Missa de Páscoa
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
Coroação
Nossa Senhora
29/05/2014
Festividade Mariana
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“O Rosário Explicado”
05/07/2014
Encontro Forâneo do Apostolado da Oração
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Margareth”
A Vida de Santa Margarida Maria de Alacoque
05/07/2014
Encontro Forâneo do Apostolado da Oração
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã

TríduoEymard
30 e 31/01 e 1º/08/2014
Divulgação da Peça:
“O Apóstolo da Eucaristia”
Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem
Funcionários – BH
“O Apóstolo da Eucaristia”
A Vida e a Obra de São Pedro Julião Eymard
02/08/2014
Festa da Sociedade Sacramentina
Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem
Funcionários – BH
“O Apóstolo da Eucaristia”
A Vida e a Obra de São Pedro Julião Eymard
09/08/2014
Concílio da Província Brasil/Argentina da 
Sociedade Sacramentina
Casa de Retiro Sacramentina
“Gertrudes”
Santa Luzia – MG
“Como ser Pai hoje?”
10/08/2014
Homenagem aos Pais
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Pai Nosso Meditado”
24/08/2014
Retiro PJ RENSE
Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz
Caiçara – BH
“O Rosário Explicado”
05/09/2014
Tríduo da Padroeira
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Stela Matutina”
05/09/2014
Tríduo da Padroeira
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
Coroação
Estrela da Manhã
08/09/2014
Festa da Padroeira
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Via-Sacra Jovem”
18/10/2014
Dia Nacional da Juventude
RENSE
Escola Municipal
Salgado Filho
Havaí – BH
Exibição do Filme
“O Apóstolo da Eucaristia”
A Vida e a Obra de São Pedro Julião Eymard
18/10/2014
Assembléia Geral da Adoração Perpétua da Sociedade Sacramentina
Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem
Funcionários – BH
“O Santo dos Pobres”
A Vida de São Geraldo
04/10/2014
Festa de São Geraldo
Paróquia São Geraldo
Bairro Piratininga - BH 
“O Apóstolo da Eucaristia”
A Vida e a Obra de São Pedro Julião Eymard
18/10/2014
Assembléia dos Leigos da Adoração Perpétua da Sociedade Sacramentina
Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem
Funcionários – BH
“Natal de Esquina”
Pe. Nereu de Castro
19/12/2014
Novena de Natal
Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem
Funcionários – BH
“Auto de Natal”
20/12/2014
Encerramento da
Novena de Natal
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Natal de Esquina”
Pe. Nereu de Castro
20/12/2014
Auto de Natal
Anfiteatro Municipal de Ibirité
“Via-Sacra da Juventude”
As Últimas Horas de Jesus sob o olhar da Juventude
28/03/2015
II Via-Sacra da Juventude Forânea RENSE
Inicio na P. São Jorge

Encerramento na
Capela N. S. Aparecida
(P. Sagrada Família)
“Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém”
29/03/2015
Domingo de Ramos
Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem
Funcionários – BH
“Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém”
29/03/2015
Domingo de Ramos
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Via-Sacra”
As Últimas Horas de Jesus
31/03/2015
Semana Santa
Paróquia São Jorge
Jardim América - BH
Procissão do Encontro
1º/04/2015
Semana Santa
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“A Paixão de Cristo”
Vida, Paixão e Morte de Cristo
03/04/2015 – 10h
Sexta-Feira da Paixão
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“A Paixão de Cristo”
Vida, Paixão e Morte de Cristo
03/04/2015 – 19h
Sexta-Feira da Paixão
Santuário Nossa Senhora da 
Boa Viagem
Funcionários – BH
“A Ressurreição”
05/04/2015
Missa de Páscoa
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
Coroação
Nossa Senhora
03/05/2015
Mês de Maria
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Mãe, sim, por amor” Homenagem as Mães
10/05/2015
Homenagem às mães
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
Coroação
Nossa Senhora
20/05/2015
Festividade Mariana
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“O Milagre de Lanciano”
A história do maior milagre Eucarístico
07/06/2015
Festa do Sagrado 
Coração de Jesus
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
"Tô Saindo"
     Jogos de Improviso
"Pai Nosso Meditado"
11/09/2015
Jantar Beneficente RCC
Escola E. Celso Machado Milionários – BH
"Pastel Estragado"
"Tô Saindo"
"Pai Nosso Meditado"
12/09/2015
3ª Virada Cultural de BH
Santuário da Boa Viagem
Bairro Lourdes – BH
Juventude Trasviada
19/09/2015
Barzinho Católico RCC
Paróquia São João Bosco
Dom Bosco – BH
"Uma Vida Pela Igreja"
A Vida do Padre José Kentenich
20/09/2015
Celebração dos 50 Anos da Campanha da Mãe Peregrina
Santuário da Mãe Rainha
Confins – MG
“Via-Sacra da Juventude”
As Últimas Horas de Jesus sob o olhar da Juventude
12/03/2016
III VIA SACRA DA JUVENTUDE
RENSE
Inicio na Paróquia 
São João Batista 

Encerramento na Paróquia São Jorge
Procissão de Ramos
“Encenação da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém”
20/03/2016
Procissão de Ramos
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
&
Paróquia São Jorge
“Via-Sacra”
As Últimas Horas de Jesus
22/03/2016
Meditação da Via-Sacra
Paróquia São Jorge
Procissão do Encontro
23/03/2016
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“A Paixão de Cristo”
Vida, Paixão e Morte de Cristo
25/03/2016 – 19h
Sexta-Feira da Paixão
Paróquia São Jorge
A Ressurreição de Cristo
27/03/2016 – 20h
Celebração da Páscoa
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
A Ressurreição de Cristo
27/03/2016 – 20h
Celebração da Páscoa
Paróquia São Jorge
O Homem que Matou o Rio
23/10/2016
DNJ 2016
Paróquia Santa clara da Piedade
Terapia de Casal
09/12/2016
Confraternização ECC
Paróquia Nossa Senhora 
da Conceição
Mário Campos – BH
Auto de Natal
23/12/2016
Confraternização de Natal
Comunidade das Irmãs do 
Bom Pastor
Auto de Natal
25/12/2016
Missa do Natal
Paróquia Nossa Senhora 
da Conceição
Mário Campos – BH
“Via-Sacra”
As Últimas Horas de Jesus
19/03/2017
Meditação da 
Via-Sacra
Santuário da Mãe Piedade
Piedade dos Gerais –MG
“Via-Sacra da Juventude”
As Últimas Horas de Jesus sob o olhar da Juventude
1º/04/2017
IV VIA SACRA DA JUVENTUDE
RENSE
Inicio na Paróquia S. Clara de Assis 

Encerramento na Paróquia Santa M. Estrela da Manhã
“Vida, Paixão e Morte de   Cristo!”
8/04/2017
Teatro Municipal de Ibirité
Teatro Municipal
Ibirité – MG
“A Paixão Jovem”
A Cruz do Jovem 
de nosso tempo
9/04/2017
Domingo de Ramos
Paróquia São Geraldo
Bairro Piratininga – BH
“A Paixão de Cristo”
14/04/2017
SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO
Praça Diadema
Paróquia São Geraldo
Bairro Piratininga – BH
“Sara & Tobias”
Encenação do Livro de Tobias (Tobit)
30/04/2017
Encontro para Solteiros
Ginásio de Eventos Rádio Gospa Mira
Bairro Santa Maria - BH
“Mãe, sim, 
por amor” 
Homenagem 
as Mães
14/05/2017
Homenagem às mães
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
Coroação a Nossa Senhora
28/05/2017
Coroação a Nossa Senhora
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“O Milagre de Lanciano”
18/06/2017
Coroação ao Sagrado
Coração de Jesus
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Como ser 
pai hoje?”
13/08/2017
Homenagem aos pais
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“A Mãe e o Filho”
03/09/2017
Festa dos Padroeiros
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Entrevista com a Bíblia”
10/09/2017
Missa da Esperança
UNI - BH
“Nada Era Como é”
23/09/2017
Encontro de Jovens
Renovados com Cristo
Paróquia Santa Clara de Assis
“Nada Era Como é”
22/10/2017
DNJ RENSE
Escola Municipal Rita Carmelinda Rocha
Bairro São Joaquim
Contagem – MG
“Nada Era Como é”
03/02/2018
Vivendo o Louvor
Capela Santíssima Trindade – Marajó
P. Sagrada Família
“Via-Sacra”
As Últimas Horas de Jesus
12/03/2018
Meditação da Via-Sacra
Santuário da Mãe Piedade
Piedade dos Gerais –MG
“Via-Sacra da Juventude”
As Últimas Horas de Jesus sob o olhar 
da Juventude
17/03/2018
V VIA SACRA DA JUVENTUDE
RENSE
Paróquia São Sebastião
Comunidade Vila Régia
CF 2018
“Morreu mais um”
25/03/2018
Domingo de Ramos
Paróquia São Jorge
Jardim América - BH
“Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém”
25/03/2018
Domingo de Ramos
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“Via-Sacra”
As Últimas Horas de Jesus
27/03/2018
Semana Santa
Paróquia São Jorge
Jardim América - BH
Procissão do Encontro
28/03/2018
Semana Santa
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“A Paixão de Cristo”
Paixão e Morte de Cristo
30/03/2018 – 10h
A Paixão de Cristo
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“A Paixão de Cristo”
Paixão e Morte de Cristo
30/03/2018 – 18h
A Paixão de Cristo
Paróquia São Jorge
Jardim América - BH
A Ressurreição de Cristo
1º/04/2018
Celebração da Páscoa
Paróquia Santa Maria 
Estrela da Manhã
“A Paixão de Cristo”
Vida, Paixão e Morte 
de Cristo
07/04/2018 – 10h
A Paixão de Cristo
Paróquia São Judas Tadeu
Intervenção sobre a Dengue
23/04/18
SIPAT
Multitécnica
Sete Lagoas - MG
A História do Batista
24/06/2018
Festa de São João batista
Comunidade São João
Cidade Verde - Betim MG
Aprendiz de Feiticeiro
05/08/2018
Catequese Infantil
Paróquia São Judas Tadeu
Palmeiras - BH
Nada Era Como é
Encontro de Jovens Renovados em Cristo
Paróquia Santa Clara de Assis - Buritis BH
"A Santa das Rosas"
A Vida de Santa Terezinha
30/09/2018
Festa de Santa Terezinha
Comunidade Santa   Terezinha
Bandeirinhas - Betim MG
"O Mártir de Edessa"
Paróquia São Judas Tadeu
27/10/2018
Festa de São Judas Tadeu
Paróquia São Judas Tadeu
Palmeiras - BH